terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Festa Junina (Fora de época)



Meu aniversário tá mais perto que longe... Então pensei em juntar meus amigos e familiares pra comemorar, pois adoro festas... Sempre faço churrascos, penso até que ou é falta de criatividade ou falta de dinheiro mesmo!!! (tô mais pra segunda opção) Oo
Esse ano queria fazer alguma coisa diferente... Idéias saltam em minha mente (coisa poética)UAHuHAuHAUhUAhuHA.
Resumindo: Queria fazer uma coisa diferente onde todo mundo se divertisse.
As melhores épocas do ano pra mim são CARNAVAL, SÃO JOÃO e NATAL. Numa festa "carnaval" ou "à fantasia" (depois mostro idéias sobre essas festas) não rola porque o carnaval já tem passado e não dá, de jeito nenhum, pra fazer um Natal fora de época!!! Por isso esse ano resolvi fazer uma Festa Junina Fora de Época!!! Mas como seria essa festa??? Aqui vou mostrar mais ou menos minhas idéias de decoração, comidas, bebidas e afins...













DECORAÇÃO: Use bastante palha de coqueiro ou palmeira, bandeirinhas não podem faltar... Quer uma decoração simples e bonita? Use tecidos de "chita" ou "xadrez" nas paredes, junto com chapéus de palha e peneiras enfeitadas com fitas e pequenos balões de cartolina ou bonecas de pano. Para a decoração das mesas pode usar pequenos vasinhos compostos de flores com palhas secas de milho. Se a festa for ao ar livre se faz necessário as famosas tendas, gambiarras (nas lâmpadas pode colocar as lanternas de são joão tipo balão). O que não pode faltar também é a FOGUEIRA, se a festa for ao ar livre ou tiver uma área externa pode-se fazer uma fogueira de verdade, mas se a festa for em salão ou dentro de algum lugar a fogueira pode ser feita de madeira, isopor e papel celofane laranja, amarelo e vermelho com iluminação oculta pra dar o ar de calor da fogueira! Ah! Também pode colocar redes penduras para quando esquentar o clima entre os convidados...













COMIDA: O bom do período é a fartura do milho... Caso seu aniversário não caia na época boa do milho não tem problema, hoje em dia já se vendem alimentos típicos desse período em supermercados... Sim, mas... Quais são as comidas ideais para servir? Pamonha, canjica, milho cozinhado ou assado, pipoca salgada ou/e doce, bolos (milho, macaxeira, pé-de-moleque, batata doce...), cocada, pé-de-moleque para os doces e caldinhos de peixe, frango, picado, carne para acompanhar quem tá bebendo... Se quiser servir jantar pode preparar purê de macaxeira (ou aipin para alguns...) com carne de sol ou charque, cuscuz com leite, arroz doce com galinha caipira... E por aí vai!!!













BEBIDA: Há quem goste de quentão... Eu, particulamente, mesmo sendo nordestina e passar são joão pelo interior, nunca provei o quentão, num sei se por medo ou falta de curiosidade ou por falta do quentão mesmo... Prefiro mesmo é a boa e velha cachaça. Enraizada, brejeira, envelhecida, com sabor de frutas... Pra mim nem importa, tendo cachaça é o que vale. Mas caso você não queira se bastar das coisas típicas do período junino, refrigerante, cerveja, vinho, vodka e sucos estão valendo também.














MÚSICA: Ah... Ó forrózin animado!!! Pra curtir a festa e deixar os convidados no clima, pode colocar no sonzão Luiz Gonzaga, Trio Virgulino, Jackson do Pandeiro, FalaMansa... Ou se prefirir e o dinheiro convier, contratar um triozinho pé-de-serra bem aprumado!!!













DIVERSÃO: Pra divertir os convidados você pode contratar umas pessoas para se encarregar do Correio Elegante, para que os convidados possam paquerar durante a festa... Quem tá mais acanhado, pode se divertir numa pescaria... Pescaria? Sim! Pegue uma piscina infantil e coloque vários peixinhos de papel e nele escreva brindes ou prendas... Durante a festa pode ser ditribuído tracks e chuveirinhos, fogos típicos do são joão que não machucam muito... Mas não pode faltar a quadrilha! Chame seus amigos e comece a dança mais animada da festa!!!












OUTRAS COISAS NÃO MENOS IMPORTANTES: O bolo pode ser de qualquer sabor mas a decoração em cima dele pode ser com bandeirinhas e retalhos... O convite para festa pode ser bem personalizado ou ser feito por você mesmo, usando papel e criatividade... No convite deixe bem claro que o traje a ser usado pelos convidados tem que ser tradicionais da festa junina, o matuto e a matutinha, se a aniversariante for mulher deverá ir vestida de noiva da quadrilha. caso for homem, pode ir de noivo ou padre! Na hora do parabéns pode-se soltar fogos de artifícios já que os fogos também são típicos do período escolhido!!!!

Bom, é mais ou menos assim... Pelo menos aqui no Nordeste, na Paraíba!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário